Cineconcerto com Norberto Lobo no Festival Contra Corrente

Cineconcerto com Norberto Lobo no Festival Contra-Corrente

Norberto Lobo é uma das figuras principais da música portuguesa contemporânea, um artista independente, no curso da sua carreira vai transformando o seu mundo e o de quem o ouve e acompanha.

Conta já com 7 álbuns na sua discografia a título individual, datando o último, “Estrela”, da Primavera de 2018, um espaço prodigioso que a sua música continua a abrir e a oferecer-nos como Montanhas Azuis, com Bruno Pernadas e Marco Franco. Riqueza. Norberto Lobo é – primordialmente – um guitarrista cujo trabalho tem vindo a revelar uma minúcia, sentido de descoberta e criatividade inesgotáveis ao longo de diversos álbuns e inúmeras aparições ao vivo.

Norberto Lobo tocou ao vivo, musicando a extraordinária obra da cinematografia portuguesa, "Os Lobos", de Rino Lupo. Este filme é a obra onde se desenham as matrizes do que, no futuro, seriam as constantes do melhor cinema português: a criação de uma poética à margem de um argumento ou até contra ele; a fundamentação de uma figuração plástica como contorno de uma figuração dramática; a colagem de citações — ou memórias — dispersas, aglutinando um imaginário que não se reconhece no que é mas no que flui.

Se há uma ‘escola portuguesa’, como alguns defendem, no nosso cinema, os fundamentos dela estão neste filme esdrúxulo, com lugar seguro em qualquer antologia do insólito que se preze ou se queira organizar. Obra ‘flamejante’, como se diz do gótico final, situada entre o hiper-realismo e o surrealismo, no vértice de uma estética do insólito que raras vezes, no nosso imaginário, terá tido tanta força e tanta singularidade.” (João Bénard da Costa).

O Concerto decorreu dia 8 de julho de 2021 pelas 22h00 no Jardim Público cumprindo todas as normas da DGS.